Antes do Passo-A-Passo, vamos contextualizar uma pequena Estória sobre o que acontece com muitos estudantes quando não sabem Organizar Os Estudos.
Para começar, imagine um ser humano chamado Eren, no qual, é uma pessoa normal e esta na faculdade.
Logo, logo, começará o seu ano letivo e ele tomou a decisão de que vai tirar boas notas, não deixará projetos e trabalhos para fazer de última hora e que passará de ano sem nenhuma Dependência de Matéria (DP).
Promessas de pessoas normais de começo de ano.
Então, passado alguns dias. É chegado o primeiro dia de aula. E ele, como prometeu, presta bastante atenção, faz as suas anotações, participa das aulas, se empenha, mantém a disciplina. Como um bom aluno.
O problema foi que ele não pensou em Organizar Os Estudos. Não organizou seu tempo, suas atividades, um local de estudos, se distraiu, não fez um cronograma. Logo, acabou se perdendo e deixando a matéria acumular.
Por isso, Eren só conseguiu manter essa disciplina nas primeiras semanas e pouco a pouco ele acabou começando a prestar menos atenção nas aulas e a deixar de realizar as suas anotações.
Os dias vão passando e vai chegando cada vez mais perto da época de provas. E como Eren perdeu o foco no meio do caminho, ele acaba não conseguindo estudar direito. Pois, fica com várias dúvidas, não entende a matéria e não há mais tempo de correr atrás do prejuízo. Logo, como esperado, acaba tirando notas baixas nos testes.
No próximo período, então, decide que vai voltar a ser aquele bom aluno das primeiras semanas. Começa bem, empenhado, estudioso, disciplinado, mas… Com o passar do tempo, acontece tudo de novo. Toma outra surra no período de provas, fica de DP em todas as matéria e reprova de ano.
Fim.
Os Erros De Eren
Então, caro leitor, apesar deste triste fim, qual foi o principal erro que Eren cometeu?
Perder o Foco.
E o que causou a perca de Foco?
Foi o fato de Eren não se organizar para estudar. Ele se perdeu no meio do caminho, não conseguiu gerenciar seu tempo, não montou um plano de estudos, se distraiu. E tudo isso causou o acúmulo de material.
Então, para que não aconteça com você o mesmo que aconteceu com Eren. Montei esse Passo-A-Passo para você conseguir Organizar Os Estudos.

Não seja como Eren. Organize Seus Estudos!
O Passo-A-Passo Para Organizar Os Estudos
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” – Pitágoras
Passo Nº 1 – Monte Um Cronograma De Estudos
Ter consciência de sua rotina é essencial.
Com a visão dos seus horários e períodos de estudos. É muito mais fácil evitar a procrastinação, aumentar o foco e melhorar a aprendizagem. Pois, você sabe os horários de cada tarefa e acabará, desse modo, sendo mais disciplinado.
Essa imagem é um bom exemplo de como um cronograma pode ser feito facilmente no Excel ou em uma folha de papel. Não há necessidade de fazer do dia inteiro, mas somente dos horários de estudos, de exercícios físicos e de descanso, que são os mais importantes. Apesar de eu aconselhar fazer um plano completo para melhor organização.
Se você possui problemas em seguir uma rotina e se perde nos estudos, então você REALMENTE DEVE fazer e seguir um cronograma o quanto antes.
A diferença será realmente GRANDE!
Nos próximos passos haverá complementos e mais dicas para deixar o Cronograma o melhor possível. Então leia-os com bastante ATENÇÃO.
Passo Nº 2 – Organização Do Tempo
Analisamos no Passo anterior como montar um cronograma. Então, ali mesmo, você já aprendeu como organizar seu tempo para estudar.
Importante! Siga esses horários, respeite-os!
Um erro que muitos estudantes cometem é a de diminuir as horas de sono para estudar mais, ou, não dormir direito. Dormir bem é extremamente importante. Pois previne problemas na saúde física e mental.
Entro em mais detalhes sobre esse assunto no 2º Problema deste artigo Como Se Concentrar Nos Estudos – O Guia Completo. Recomendo a leitura.
Mas também, não se esqueça. Exercite-se. Além dos benefícios básicos que nós já conhecemos. Exercícios são ótimos para diminuir o cansaço, aumentar a capacidade de concentração, memorização e aprendizado. Pois, teremos mais energia e disposição na realização de nossas atividades, como estudar.
Passo Nº 3 – Estude Em Períodos De Tempo, Recompense A Si Mesmo e Alterne Os Métodos De Estudos
Da mesma maneira que foi apresentado no cronograma exemplo no Passo Nº 1. Você não deve estudar tudo de uma única vez por várias horas seguidas. O seu cérebro se cansa rapidamente, o aconselhável é estudar em Períodos De Tempo de no máximo duas horas cada.
Pois assim, você não se desgasta completamente, recupera o ânimo e não diminui a capacidade de memorização e aprendizado.
Uma ótima maneira é Recompensar-se ao final de cada grupo de estudos, igual foi representado no cronograma exemplo. Entro em muito mais detalhes desse assunto na Dica 3 deste artigo Como Evitar A Procrastinação – 6 Dicas Simples Mas Poderosas.
Uma outra forma de extrema importância para evitar o desgaste é mudar os Tipos De Estudos.
Por exemplo: Começar lendo a teoria do livro, depois assistir uma vídeo aula e por último, fazer diversos exercícios sobre a matéria. Mas um ponto importantíssimo na resolução de exercícios, sempre faça Muitos exercícios.
O uso desta técnica aumenta bastante a sua concentração e capacidade de aprendizado, além dos benefícios já citados.
Passo Nº 4 – Determine Prioridades
“Organização é o princípio de tudo, mantê-la significa competência” – Alfredo Valente Júnior
Sempre haverá matérias em que você será melhor e gostará mais. Mas você não deve gastar a maior parte dos seus estudos nessa matéria. Pois haverá também, disciplinas em que você será pior. Então, você deve concentrar uma maior parte dos seus estudos nelas.
Faça o seguinte, separe as disciplinas em níveis de dificuldade “alta”, “média” e “baixa”. E então priorize as de dificuldade “alta”. Pois assim, você melhora o seus pontos fracos e seus pontos fortes, continuam fortes.
Por exemplo: utilizando disciplinas normais da escola,. Você é bom e gosta de Matemática. Geralmente sempre tira 8 ou 9 nas provas e trabalhos. Então, já que é bom e gosta de Matemática, você quer estudar a maior parte do tempo essa matéria para aumentar essa nota.
Mas, por outro lado, você não é muito bom e nem gosta de Português. Geralmente sempre tira 4 ou 5 nas provas e trabalhos. Então, já que não é muito bom e nem gosta de Português, você estuda pouco tempo, ou, nem estuda para essa disciplina. Mas espera que a sua nota melhore.
E então, por estudar mais Matemática, você aumenta as suas notas para 9 ou 10 e Português continua na mesma, ou, piora. Resultado: no final no que é bom você continua bom e no que é ruim, continua ruim.
Outro Cenário
Agora, imagine outro cenário, no qual, você estuda menos Matemática e mantém as suas notas 7 ou 8. Mas o tempo que você utilizava para estudar essa matéria, agora você as usa para estudar Português. O resultado será que as suas notas dessa disciplina poderá aumentar para 7 ou 8, pois a sua dedicação será muito maior.
Percebe que o aumento de 1 ponto em uma matéria em que a nota já é alta não faz tanta diferença em relação ao aumento de 3 pontos em outra disciplina em que a nota é baixa?
Por isso que o uso deste Passo é de grande importância para organizar os estudos e potencializar os resultados. Este passo também se aplica a vestibulares e concursos.
Passo Nº 5 – Metas Diárias
” Se quiser ser feliz, amarre-se a uma meta, não as pessoas ou as coisas” – Albert Einstein
A Meta Diária é importantíssima.
Somente dessa maneira você vê seus objetivos se cumprindo e enxerga os resultados.
Os benefícios são: um aumento poderoso do ânimo para continuar seguindo em frente, diminuição da procrastinação e relação direta com a vontade de seguir a sua rotina montada no cronograma do Passo Nº 1. Tudo isso por ver a sua evolução diariamente, semanalmente e mensalmente.
Um exemplo é você ter uma lista de 30 exercícios para resolver e um livro de 50 páginas para ler.
Então, a sua meta diária será realizar 6 exercícios e ler 10 páginas. Assim, em 5 dias você completará seu objetivo e terá progredido um passo a mais para a sua meta final, que pode ser uma prova, vestibular ou concurso.
Além disso, ajuda a Organizar Os Estudos porque estabelece o que estudar e quando estudar.
Passo Nº 6 – Organizar O Local De Estudos
Em casa? Na biblioteca? Na sala de estudos? No trabalho?
O local realmente não importa desde que tenha essas características:
- O local é silencioso;
- Possui uma boa iluminação;
- É bem ventilado;
- É possível sentar-se confortavelmente;
- Possui espaço para colocar o seu material;
Após escolhido o local de estudos – que pode variar – você deve escolher o material que utilizará.
O único material que não pode faltar é uma garrafa de água. Os outro como lápis, caneta, livro, caderno, depende do que estudará. Mas lembre-se do Passo Nº 3 sobre alternar os Métodos De Estudos.
E claro, quando selecionar os materiais posicione eles de uma maneira que fique de fácil acesso.
Pois, os problemas de estudar ou tentar estudar em locais desorganizados são: aumento da procrastinação, da preguiça para arrumar o lugar ou procurar o material e a desconcentração.
Passo Nº 7 – Conteúdos E Atividades Organizados
Um grande problema dos estudantes e que leva a procrastinação, é o fato de perder tempo procurando o conteúdo e as atividades que utilizará para estudar.
Assim como mostramos no Passo Nº 6, na organização do seu material, você também precisa organizar os dois itens desse tópico. Prefira fazer isso previamente, pois assim, você não perde tempo e quando for estudar, você realmente só vai sentar e estudar.
Outro problema, é quando as suas atividades e exercícios não estão organizados. Pois, por preguiça, você acaba deixando-os de fazer, já que, não quer procurá-los. Mas assim como já expliquei aqui, os exercícios são de extrema importância para o seu aprendizado, pois, você compreende melhor o material e descobre se realmente aprendeu o que estudou.
Passo Nº 8 – Conteúdo Acumulado
Quando que o conteúdo irá acumular, caro estudante?
Quando você não seguir o Cronograma de Estudos.
Portanto, se você o fez bem feito, conseguirá estudar tudo durante a semana e deixará sempre tudo em dia. É claro que haverá dias em que imprevistos ocorrerão, mas sempre tente recompensa-los pra não ocorrer problemas mais tarde. Por exemplo quando estiver perto das provas.
O maior problema de deixar o conteúdo acumular é que quanto mais demora para você tentar por em dia, mais matéria terá para estudar. E então, é nesse ponto que procrastinamos e deixamos de lado a disciplina que acumulou, pois, já acreditamos que não dá mais tempo de correr atrás do prejuízo.
Então duas dicas. Primeira: obviamente não deixe o conteúdo acumular. Mas… se acumular, então segunda dica: estude nos finais de semana, eu sei que pode ser difícil, mas, é só até colocar a disciplina em dia. A solução é simples, mas complicada de ser realizada, porém, é melhor do que ter matéria amontoada. Porque Isso Realmente Atrapalha MUITO!
Passo Nº 9 – Dia De Organizar Os Estudos
“Uma vida sem organização é um mar de caos sem fim” – Ulysses Matias
Ao montar um Cronograma de Estudos corretamente, você já terá avançado e aprendido bastante em como se organizar para estudar.
Mas há mais um ponto muito importante e que REALMENTE deve ser levado em consideração.
Esse ponto é que faz o Passo Nº 8 dar certo.
É o dia de Organizar Os Estudos. Então, toda semana, separe um dia para definir e preparar o material de estudos (conteúdos e atividades), definas suas novas metas, analise os pontos fracos do cronograma e realize as alterações necessárias.
Esse ponto é fundamental para conseguir seguir em frente para cumprir seus objetivos.
Recapitulando
Passo Nº 1 – Monte Um Cronograma de Estudos
Neste passo vimos a importância de ter e seguir um Cronograma para Organizar Os Estudos.
Passo Nº 2 – Organização Do Tempo
Mostrei a importância de cumprir os horários do cronograma e do sono, e também, os benefícios de se exercitar.
Passo Nº 3 – Estude Em Períodos De Tempo, Recompense A Si Mesmo e Alterne Os Métodos De Estudos
Deve-se estudar em Blocos de Tempo de no máximo duas horas para não se desgastar. Recompense a si mesmo no final de cada período de tempo para recuperar o ânimo e Alterne Os Métodos de Estudos para não se cansar rapidamente. E lembre-se de fazer muitos exercícios.
Passo Nº 4 – Determine Prioridades
Determine as dificuldades das matérias entre “alta”, “média” e “baixa” e utilize a maior parte dos seus estudos para as disciplinas de dificuldade alta para melhorar os seus ponto fracos.
Passo Nº 5 – Metas Diárias
Neste passo vimos o aumento poderoso no ânimo que a Meta Diária pode trazer para seguir cumprindo os seus objetivos e a relação direta em seguir o seu cronograma. É uma ótima ferramenta para Organizar Os Estudos.
Passo Nº 6 – Organizar O Local De Estudos
Mostrei as características necessárias para um bom Local De Estudos e os problemas como a desconcentração que a desorganização trás.
Passo Nº 7 – Conteúdos E Atividades Organizados
Para não perder tempo e não procrastinar, é extremamente necessário ter suas atividades e conteúdos previamente preparados e organizados.
Passo Nº 8 – Conteúdo Acumulado
Ao não seguir o Cronograma de Estudos, o conteúdo acaba acumulando. Atrapalhando e muito o caminhar dos seus estudos. Para colocar em dia, então, estudar aos finais de semana é uma boa solução.
Passo Nº 9 – Dia De Organizar Os Estudos
Muito importante para preparar o material da semana, rever os pontos fracos do Cronograma De Estudos e realizar alguma alteração se necessário.
Concluindo
Depois desses 9 Passos, o mais importante a ser feito é por em Prática tudo o que foi passado.
A tomada da Ação é a que realmente vai fazer você realizar as mudanças necessárias para você conseguir realizar qualquer objetivo que desejar.
Então não demore em Organizar Os Estudos.
Se gostou compartilhe para ajudar algum amigo seu e qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo. Todos serão respondidos.