Conheça cinco benefícios de aprender a tocar um instrumento musical para sua saúde, desenvolvimento intelectual e emocional, independentemente de você ser criança ou adulto.

Tocar um instrumento musical é uma atividade realmente mágica. Provavelmente você já sentiu essa magia quando viu e ouviu alguém tocar violão, piano, bateria ou violino em um filme ou em um recital.
Você vê algo nos olhos das pessoas, em suas mãos, em seu espírito que se conecta com esse elemento que faz a música.
Aprender a tocar um instrumento musical traz inúmeros benefícios para crianças e adultos.
Sim, isso mesmo! Em adultos! Porque estes também podem aprender.
As condições do processo de aprendizagem mudam com a idade, porém, isso não significa que um adulto não possa se tornar um excelente músico. Tudo depende da sua dedicação, comprometimento e perseverança.
Tocar um instrumento é, em qualquer idade, uma oportunidade de realizar uma atividade que não seja estudo, trabalho e outras ações extracurriculares, como leitura, escrita, pintura ou desenho.
Aprender a tocar qualquer instrumento musical leva a pessoa a exercer sua capacidade motora, bem como sua audição, seu pensamento, criatividade e habilidades artísticas.
Aprender a tocar um instrumento implica que você se ouça e se conecte consigo mesmo.
Esses são os quatro principais benefícios de aprender a tocar um instrumento e, se você sempre sonhou em tocar violão, piano, flauta, bateria ou violino, atreva-se e vá em frente.
Você sabe que nunca é tarde demais par aprender algo novo e criativo.
Se você já notou habilidades musicais em seus filhos ou em outras crianças ao seu redor, proponha que elas sejam incentivadas a praticar.
Os 5 grandes benefícios de aprender a tocar um instrumento musical:
Você se liberta do estresse
Quando você está em contato com a música, sua mente se afasta daquilo que o preocupa e atormenta.
Se apenas ouvir um instrumento musical já relaxa, imagine estar focado no instrumento: onde colocar as mãos, que movimentos fazer, como ler a partitura e ouvir com a alma. Você se limpará completamente, se despedirá do estresse e, com ele, das doenças e problemas que ele produz no corpo, como síndrome do intestino irritável, enxaqueca, tensão muscular, dentre outros problemas graves de saúde.
Melhora sua coordenação

Não é apenas tocar um instrumento, mas aprender a tocá-lo. São dois processos que colocam seu cérebro para trabalhar com um ritmo acelerado. Quando você aprende, as conexões entre seus neurônios são transformadas, o que implica que você se ativa intelectualmente.
Focar a atenção em um instrumento musical envolve integrar suas habilidades motoras à leitura de sons e imagens do cérebro. Seus sentidos acordam.
Ajuda a otimizar sua memória
Já é comprovado que a música tem um poder enorme para combater algumas doenças como o Alzheimer.
Os idosos com essa doença conseguem se lembrar das músicas, se divertir e se emocionar para que o resto seja esquecido. Se isso acontece quando alguém tem essa condição, imagine o que acontece com alguém saudável.
Tocar um instrumento e o próprio som da música o ajudarão a adquirir conhecimento, viver experiências maravilhosas, ganhar memórias e extrair do seu cérebro aquelas emoções e capacidades que estão ocultas.
Você se expressa e ocupa o seu tempo livre
Atividades artísticas promovem sua capacidade de expressão. Isso consiste em libertar-se da dor, da preocupação e da tristeza através de exercícios que o convidam a refletir. Aprender a tocar um instrumento musical pode ser a maneira de se reconciliar consigo mesmo, trazer novas energias para sua vida e um grande descanso.
Se sente mais confiante para fazer amigos
Como você se sentirá melhor por fazer algo diferente e se conectar com suas habilidades físicas, intelectuais e emocionais; aprender a tocar um instrumento o ajudará a estabelecer relações de confiança com outras pessoas, seja em uma aula (se você estiver fazendo algum curso), no seu trabalho ou na escola.
Esses são os 5 grandes benefícios que aprender a tocar qualquer instrumento musical pode trazer para a sua vida! Portanto, incentive seus filhos, familiares ou amigos a aprenderem algum instrumento musical, seja de forma profissional ou seja como uma atividade recreativa!
Aprender a tocar um instrumento musical pode ser a melhor terapia e o melhor remédio para o corpo, mente e alma!
Convidamos você a ler também o artigo: Aprender a tocar bateria